quinta-feira, 9 de abril de 2009

AMIZADES VERDADEIRAS

Hoje,comecei a refletir sobre o verdadeiro valor da amizade.

interessante como e quando, essas amizades apareceram na

minha vida..Costumo dizer que na vida, temos dois tipos

de amigos: os amigos legais, mas que oferecem ajuda da boca

pra fora(o mais conhecido como o "venha a nós, mas o vosso

reino, NADA!!!')e os amigos legais, que oferecem ajuda

de coração, posso dizer que com sorte e com a ajuda

do destino, consegui encontrar amigas verdadeiras, que não são

interesseiras, e que gostam de mim, pelo que eu sou,

e não pelo o que eu tenho.

************************************************

com 15 anos, quando comecei a trabalhar num comércio,

como auxiliar de escritório,em São Paulo na

Vila Nova Manchester, quase desisti, estava sempre

chorando por causa de uma pessoa que pegava no meu pé.

Eis que surge uma amiga no meu caminho....Dircilene ou

Dirci para os íntimos.

Foram momentos inesquecíveis, ela era uma pessoa que estava

sempre de alto astral,e conseqüentemente passava isso para mim

também.Me lembro do horário de almoço, tinha uma loja de roupas

próximo do trabalho, e estávamos lá sempre garimpando alguma

coisa legal, e a bomboniere com suas guloseimas...ficamos até amiga

do dono da bomboniere.

Tudo estava maravilhoso, até que a minha viagem para o Japão,em

1991 nos afastou, mesmo assim, continuamos a nos corresponder.

Mas com tantas idas e vindas, perdemos contato......

No finalzinho de 2006, estava assistindo ao noticiário local

(Vanguarda TV-São José dos Campos)quando derrepente,

vejo a minha amiga sendo entrevistada sobre a greve do

transporte público, fiquei tão emocionada, e passei a

procurá-la, até que a encontrei. Imagina que loucura, depois

de quase 15 anos, encontrei a minha amiga na mesma região

onde eu moro atualmente.Liguei para ela, e ela também nem

acreditou, colocamos o papo em dia, e ela até me fez uma

visita.

***************************************************

Em 1996, comecei a trabalhar numa fábrica na Nissan em Yokohama,

como novata, me sentia triste e sozinha, até que conheci a minha

amiga Adriana , logo me enturmei.

Como morávamos na mesma região, pegávamos o mesmo trem

e o mesmo ônibus juntas, e aí foi nascendo uma grande amizade.

Quando tinha as festas da Fabrica, sempre ficávamos combinando

o que usaríamos nas festas, e olha que foram muitas....

Viagem para Bali,Disneylândia,Karaokês, Acampamento,

Baile, e o jogos de badminton nos intervalos do serviço,

sempre juntas, e com uma maquina fotográfica na mão.

E o mais interessante, é que depois de muitas conversas,

fiquei sabendo que muito tempo antes de conhecê-la,

ela ficava me observando no trem, porque eu sempre ficava

com uma agenda, desenhando os meus vestidos(meu sonho

era ser estilista).

**********************************************

A minha amizade com a Katia também aconteceu de maneira

bem engraçada e quase impossível.

Me lembro que ela tinha acabado de se mudar para o mesmo

condomínio. As filhas dela, junto com uma outra criança,

fizeram uma malcriação com a minha filha, e fui conversar

com a mãe da outra menina, dizendo que ela tinha batido

na porta da minha casa, me tirou da minha casa, para

dizer que tinha uma cartinha para a minha filha na portaria,

e qdo fui na portaria, havia sim uma cartinha bem malcriada

para a minha filha, no geral, deixo as crianças se entenderem,

porque sabemos que elas brigam hoje e amanhã já estão

brincando juntas, mas a partir do momento que me tira da

casa quando estou ocupada, para uma coisa dessas, aí não

dá,né?!?Pois bem, a reação dessa mãe, foi de continuar passando

o pano no chão da casa, e dizendo que a filha dela não fazia

essas coisas. Fui procurar a outra mãe(Katia), e fiz o mesmo,

deixei a cartinha com ela, e no mesmo instante o pai(Beto)

desceu para buscar as meninas, que ficaram de castigo.

Mas tarde, no mesmo dia, a Katia junto com as filhas vieram

até a minha casa se desculpar e dizer que elas tinham

participado da malcriação, mas que tinha sido a outra menina

a dar a idéia e a escrever a carta.Por fim, elas pediram desculpas,

e creio que foi a partir daquele dia, que eu e a Katia nos tornamos

grandes amigas. Percebemos que temos a mesma maneira de

educar os filhos, ou seja, não passando a mão na cabeça deles,

quando eles erram, além de outras coisas em comum.O mais legal

era quando uma fazia um doce, um bolo, alguma coisa diferente

sempre levava um pedaço para a outra.

Hoje, posso dizer que apesar do pouco tempo, a Katia é muito

mais que uma amiga, é a minha irmã.Nos falamos todas

as semanas, e apesar da pequena distância, sempre arrumamos

um jeito de reunir as criançadas.

******************************************************

Minha outra amiga de BH Marcia, uma amiga especial mesmo!!!

Me lembro do dia do aniversário de 2 anos da minha filha,

quando a Marcia veio de Belo Horizonte de onibus, uma viagem

hiper cansativa, e mesmo assim, chegando aqui, ela ainda

tinha disposição e energia para fazer os famosos bombons que ela

vendia, e olha que foram muitos bombons.E não posso esquecer

do dia que eu estava no Japão e recebi uma caixa recheada de

bombons, direto de BH.Não tenha dúvida que esses gestos ficam

marcados para sempre.

Apesar dela estar muito longe(Suécia), ela sempre me liga.

Adoro conversar com ela, e fico feliz por ela estar feliz, estudando,

viajando, conhecendo o mundo!!!Você merece amiga!!!!

ô trem bão!!!!Uai!!!!!

************************************************************

Moro há quase 9 anos no mesmo prédio que a MIKI, mas nunca

havíamos trocado uma palavra sequer....mas no final do ano passado,

quando estava chegando no apartamento, deixei cair um papel do meu

bolso, e a MIKI que vinha logo atras, viu, pegou e me chamou,

o engraçado, era que ela nem sabia o meu nome....mas a partir

desse dia, começamos a conversar e nos tornamos amigas. Mas

uma obra do destino, as coisas tem a hora certa para acontecer.

Tinha que ser assim....ela se tornou uma amiga muito especial,

e ainda de brinde, ganhei mais dois amigos, o FABIO e a EDLAINE,

filho e nora da MIKI.

Nenhum comentário: